JEQUIÉ BUSCA PARCERIAS PARA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA CULTURAL DO MUNICÍPIO

Como parte do planejamento de ações visando a preservação da memória e do patrimônio local, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, esteve na terça-feira (3fev2026, reunida com representantes do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em Salvador. O secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, representou a gestão do prefeito Zé Cocá, buscando tratar com essas entidades sobre parcerias estratégicas voltadas à organização de acervos, acesso a documentos históricos e fortalecimento das políticas de preservação cultural do município.

Como desdobramento da parceria, ficou agendada uma visita técnica da equipe do APEB a Jequié, no período de 11 a 15 de maio, quando serão realizadas consultorias técnicas e oficinas de educação patrimonial.

No Arquivo Público do Estado da Bahia, o secretário reuniu-se com o coordenador de Arquivos Municipais, Afonso Pereira, a coordenadora de Gestão Documental, Daienne Gonzaga, e a coordenadora de Acesso e Difusão, Arilma Fagundes. Na pauta, foram tratados temas como o Arquivo Público Municipal, o Centro de Documentação da História e Memória de Jequié Lindolfo Rocha (CEDOC), educação patrimonial, o Museu Histórico João Carlos e o acesso a documentos históricos relacionados ao município.

Durante a agenda, o secretário Domingos Ailton também esteve reunido com a gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Gregório de Mattos, Roberta Ventura, com o objetivo de firmar um intercâmbio institucional, no qual a Secretaria de Cultura e Turismo compartilhará sua experiência com editais de premiação de mestres da cultura popular, enquanto a FGM contribuirá na formação de agentes culturais de Jequié para ações de educação patrimonial.

“Essas agendas são fundamentais para estruturarmos políticas sólidas de preservação da nossa memória e do nosso patrimônio cultural. Jequié possui uma história rica, que precisa ser organizada, protegida e democratizada para a população. As parcerias com o APEB, a Fundação Pedro Calmon e a Fundação Gregório de Mattos fortalecem nossos equipamentos culturais e qualificam nossas ações. Estamos trabalhando para garantir acesso, formação e valorização das nossas referências culturais. Preservar a memória é cuidar da identidade do nosso povo.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem