VEREADOR SOLDADO GILVAN REPUDIA BLITZ DO DETRAN: “CARÁTER MERAMENTE ARRECADATÓRIO”

O vereador Soldado Gilvan repudia as blitzes realizadas pelo Detran em Jequié, classificando as ações como tendo caráter meramente arrecadatório. A manifestação ocorre diante de reclamações da população sobre a remoção apontada como excessiva de veículos – motos e carros – motivada por débitos de IPVA e licenciamento.

O parlamentar faz questão de destacar que a fiscalização de trânsito realizada nos últimos dias na cidade, é legítima e necessária, pois contribui para a segurança viária. No entanto, ele critica a maneira como as mesmas vêm sendo conduzidas e apela para o bom censo. Operações que, segundo afirma, penalizam trabalhadores e famílias que utilizam o veículo como instrumento de trabalho, mesmo quando não há risco concreto à segurança no trânsito.

Soldado Gilvan destacou que a legislação federal avançou sobre o tema e estabelece que o veículo não deve ser guinchado quando a irregularidade não compromete a segurança e pode ser resolvida no local.

Ele também citou experiências adotadas em outros estados, como o chamado “Estatuto das Blitzes”, que prevê padronização das abordagens, identificação dos agentes, transparência e meios imediatos de regularização, com o objetivo de evitar prejuízos ao cidadão.

O vereador defende que as ações de trânsito em Jequié tenham foco na segurança, com respeito ao trabalhador, diálogo e adequação às garantias legais existentes.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem