SAMÚ DE JEQUIÉ OPERA COM 1 AMBULÂNCIA PARA MAIS DE 500 MIL HABITANTES


 Chamou a atenção da comunidade de Jequié e região, quando o jornalista Márcio Lima, apresentador do Programa diário Jequié Urgente, da Estação 93 FM, comunicou aos ouvintes o estado de precariedade das ambulâncias do SAMU de Jequié.

A unidade do Samu de Jequié, que exerce cobertura regional, possui apenas 3 (três) ambulâncias e 1 motolância para atender uma população de aproximadamente 509.786 habitantes. Além de Jequié, com 168 mil habitantes, outras 25 cidades são cobertas, entre elas Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Dário Meira, Ipiaú, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês

Segundo o secretário de saúde de Jequié, Marlon Pereira, das 3 ambulâncias que o serviço possui, 2 estão na oficina e apenas 1 viatura reserva está atendendo os chamados da comunidade regional.

PROGRAMA FEDERAL

Desde 2003, quando o Governo Federal instituiu o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, tendo como base a Política Nacional de Urgências e Emergências, os brasileiros passaram a ser atendidos em casos de urgência e emergência. Esse programa financiado pelo Governo Federal, com a participação dos estados e município, passou a proporcionar melhor atendimento à população.

BAHIA RECEBEU 193 NOVAS AMBULÂNCIAS

Na última solenidade de entrega de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ocorreu no dia 30 de março, em frente à Igreja do Bonfim, em Salvador, e que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

As novas viaturas que foram destinadas a 73 cidades baianas, em um investimento federal de R$ 23,1 milhões, representou para o governador Jerônimo Rodrigues, o reforço necessário diante da importância para o fortalecimento da saúde pública no estado. Jerônimo acrescentou ainda que a Bahia é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender a atenção básica e a alta complexidade.

100% DE COBERTURA. META DO GOVERNO FEDERAL.

Desde 2023, a Bahia recebeu 193 novas ambulâncias do Samu, segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. A expectativa é que mais 80 veículos entrem em operação até o final do primeiro trimestre de 2025.

CIDADES ATENDIDAS

Das 65 cidades baianas que receberam novas ambulâncias do Governo da Bahia, por meio do Governo Federal, Jequié não figurou na lista das cidades comtempladas, sendo elas ,  Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Aporá, Barra, Barreiras, Belmonte, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Botuporã, Brejões, Buritirama, Camacã, Camaçari, Candeias, Chorrochó, Coaraci, Cocos, Cotegipe, Cristópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Eunápolis, Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Glória, Ibotirama, Inhambupe, Ipupiara, Itabela, Itagimirim, Itanagra, Itapebi, Jiquiriçá, Juazeiro, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Maracás, Mutuípe, Nazaré, Olindina, Paratinga, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Ponto Novo, Porto Seguro, Riachão das Neves, Rio Real, Salvador, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Sátiro Dias, Sento Sé, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia. Teolândia, Ubaíra, Ubatã, Urandi e Vitória da Conquista.


Com informações Tv Jequie

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem