A Anatel concedeu autorização à Vivo para ampliar sua capacidade de rede móvel em 123 municípios brasileiros, incluindo cidades dos estados da Bahia, Sergipe e Pará. Na região Apuarema, Gandu e Nova Ibiá, serão beneficiados. A medida envolve o uso da faixa de 700 MHz, utilizada para oferecer o serviço de 4,5G.
A faixa de 700 MHz é conhecida por proporcionar melhor penetração de sinal em ambientes fechados e maior alcance em áreas mais afastadas. Quando combinada com outras frequências, por meio da chamada agregação de portadoras, permite também o aumento da velocidade da internet móvel.
A autorização concedida à Vivo abrange o uso de 10 MHz + 10 MHz, nas subfaixas de 708 a 718 MHz e de 763 a 773 MHz. O uso dessas radiofrequências será em caráter não exclusivo e terá validade de três anos. A operadora terá o prazo de até 18 meses para começar a operar efetivamente com as novas frequências nos municípios autorizados.
A Anatel destacou, em seu ato de autorização, que a Vivo deverá seguir as normas de proteção às estações já licenciadas em caráter primário, respeitando toda a regulamentação vigente e os termos definidos em leilões anteriores relacionados ao uso da faixa de 700 MHz. A agência também informou que está preparando um novo leilão para essa faixa ainda em 2025, o que poderá trazer novas oportunidades para a ampliação da cobertura e melhoria da conectividade móvel em diversas regiões do país.
Postar um comentário