Na sessão desta terça-feira (10.fev.26), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA)
emitiram parecer prévio recomendando às câmaras municipais a aprovação com ressalvas das contas de oito prefeituras baianas, sendo sete referentes ao exercício financeiro de 2024 e uma ao ano de 2023.
Entre os municípios com contas aprovadas, Nova Itarana teve destaque. A gestão do prefeito Antônio Dannilo Italiano de Almeida, relativa ao exercício de 2024, recebeu parecer favorável com ressalvas, após análise técnica do órgão de controle externo.
Também tiveram as contas de 2024 aprovadas, com ressalvas, os municípios de Carinhanha, Euclides da Cunha, Igaporã, Itagí, Ouriçangas e Paripiranga, além da aprovação das contas de Barra do Rocha, referentes ao exercício de 2023.
Após a votação, os conselheiros decidiram pela aplicação de multas administrativas em razão das falhas e irregularidades apontadas nos relatórios técnicos. No caso de Nova Itarana, foi fixada multa no valor de R$ 2 mil ao gestor responsável.
Também receberam multa no mesmo valor os prefeitos de Carinhanha, Itagí e Ouriçangas, enquanto o gestor de Paripiranga foi multado em R$ 1,5 mil.
Já os prefeitos de Barra do Rocha, Euclides da Cunha e Igaporã não sofreram sanções financeiras, uma vez que as ressalvas apontadas foram consideradas de baixa relevância pelo colegiado. Os pareceres emitidos pelo TCM-BA seguem agora para apreciação final das câmaras de vereadores, responsáveis pelo julgamento político das contas.

Postar um comentário