O nome de Zé Cocá voltou a ser notícia, em Salvador, nesta quarta-feira (26nov25). O Política Livre informou que o PSB articula a filiação do prefeito de Jequié e pretende oferecer o nome dele como alternativa para companheiro de chapa de Jerônimo, numa amarração que interessa ao presidente nacional da sigla, João Campos, prefeito do Recife.
Segundo o Site, caso o movimento se confirme, será replicada na Bahia, principal reduto eleitoral do presidente Lula, a aliança firmada no plano federal entre PT e PSB. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que tem um perfil de centro, a exemplo do próprio Cocá, também deve concorrer à reeleição, repetindo a “dobradinha” nacional de 2022.
“Como já revelou o Política Livre, o projeto defendido pela comandante do PSB baiano, deputada federal Lídice da Mata, é fazer da agremiação, a curto e médio prazo, a terceira força política dentro da base de Jerônimo. Para isso, o governador tem, é claro, que vencer a reeleição, e a avaliação no ninho socialista e entre outros aliados é que o companheiro de chapa precisa ser uma liderança competitiva”, publicou o Site.
Ainda de acordo com o Política Livre, nesse aspecto, Zé Cocá, reeleito com mais de 92% dos votos e com influência direta ou indireta sobre quatro dezenas de prefeitos na região de Jequié, leva imensa vantagem em relação ao vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que ficou apenas na terceira colocação na disputa pela Prefeitura de Salvador em 2024.
“Numa eleição que promete ser dura, pois não será fácil derrotar ACM Neto (União), até pelas dificuldades do próprio governo, o vice precisa ser competitivo. Com todo respeito ao MDB, aos Vieira Lima, com quem Lídice se dá bem, mas o melhor quadro é Cocá”, disse reservadamente uma fonte ligada ao PSB.
“Não podemos cometer o mesmo erro que o próprio Neto cometeu em 2022 de escolher um vice ruim apenas por conveniência, interesse individual ou para atender a um pequeno grupo. Precisamos pensar grande, em somar forças”, acrescentou a mesma fonte.
O Política Livre informou ainda que na terça-feira, (25), em Brasília, Lídice e outras lideranças do partido se reuniram com João Campos e a Executiva Nacional para tratar do projeto do “novo PSB”.
Vale salientar que o prefeito Zé Cocá, do PP, não tem comentado sobre as eleições do próximo ano. Recentemente afirmou que pretende revelar quem vai apoiar para governador no próximo mês de dezembro.

Postar um comentário